News

De casa nova, MDB itabirano oficializa união

Casa lotada na oficialização de pré-candidaturas mostram força política de Neidson e Rose na corrida pela prefeitura

Mais de 500 pessoas participaram do lançamento oficial das pré-candidaturas de Neidson Dias Freitas (MDB) e a vice, Rosilene Félix Guimarães “Rose” (PSD) à prefeitura de Itabira durante a inauguração da sede do MDB municipal, nesta terça-feira (14), na rua Padre Olímpio, região central da cidade.

Compareceram mais da metade da Câmara Municipal, ex-vereadores, lideranças políticas de Itabira e das cidades da região, além de familiares, presidentes de partidos e dezenas de pré-candidatos a vereador que sinalizaram apoio a Neidson Freitas e Rose Félix na corrida pela prefeitura neste ano.

No meio da plateia, chamava a atenção um enorme grupo de amigos e aliados políticos do ex-prefeito Ronaldo Lage Magalhães que tomou assento ao lado de Neidson Freitas na composição das cadeiras das autoridades.

Vice-prefeita

Rose Félix é a segunda pré-candidata a abrir mão da sua candidatura para apoiar o emedebista na corrida pela prefeitura. Assim como Ronaldo Magalhães, ela também entendeu a importância da união para fazer frente ao atual governo e falou isso para justificar sua decisão.

“Faço uma escolha movida por essa responsabilidade. Uma escolha por unir e buscar o melhor para Itabira e seus cidadãos. Decidi unir forças com o vereador Neidson, um homem que compartilha das mesmas preocupações, dos mesmos sonhos e da mesma visão de futuro para nossa cidade. Juntos, Neidson como pré-candidato a prefeito e eu como vice, e com o apoio de todos vocês, grande família itabirana, seremos mais fortes, mais capazes de enfrentar os desafios e, acima de tudo, mais aptos a fazer uma necessária mudança que já começa a ecoar por todos os cantos da cidade”, disse depois de apontar a falta de responsabilidade do atual governo para com a cidade, sua história e seu povo”, disse ela propondo união para arrumar a casa.

Os oitos vereadores e Ronaldo Magalhães também brindaram o pré-candidato com discursos, todos marcados por críticas contundentes ao atual prefeito Marco Antônio Lage (PSB). O excesso de festa em detrimento da saúde e da educação foram pontos relevantes destacados em cada discurso, assim como a falta de uma obra ou projetos estruturantes tendo em vista o desenvolvimento.

Neidson Freitas recepcionou os convidados e emocionado, com a voz embargada, falou ao auditório lotado das políticas que pretende para que Itabira desenvolva seus muitos potenciais. Ele lamentou o desperdício do dinheiro público numa gestão privilegiada por um orçamento recorde e a invasão da prefeitura por forasteiros e repudiou a exclusão das empresas locais nos processos de contratações.

O prefeito teve em mãos durante essa atual gestão, contando com o orçamento deste ano, mais de R$ 4 bilhões e até o momento, gastou R$ 200 milhões em contratações sem licitação com empresas de fora. O pré-candidato lamentou a desgoverno que tomou conta da cidade nesta última gestão.

Para ele, Itabira entrou em retrocesso. Apesar de estar entre as cidades mais ricas de Minas Gerais, enquanto o prefeito faz uma gestão classificada de fantasiosa, maquiando praças e avenidas e queimando o dinheiro com festas em excesso e marketing, Itabira passa uma imagem negativa para o resto do país. E ele põe seu nome para acabar com o que chamou de falta de responsabilidade.

“Não podemos continuar carregando o título de cidade que mais matou por dengue”, disparou ele. O emedebista mostrou também grande preocupação quanto a necessidade de intervenções em setores como educação, turismo, geração de empregos e a inovação para que Itabira dependa menos da mineração.

“Queremos a cidade avançando e isso se constrói com diálogo, com políticas públicas eficientes que vão tirar Itabira desse retrocesso que persiste nestes últimos quatro anos, criando uma imagem ruim da cidade. Deveríamos estar entre as mais desenvolvidas do estado, e temos condições para isso”, defende o pré-candidato.