A parceria das forças de segurança pública de Minas Gerais com os estados pertencentes ao Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) resultou em 44 prisões em flagrante durante cinco dias de operação em oito estados do Brasil.
De quarta-feira (8) a domingo (12), polícias, secretarias e demais instituições parceiras realizaram atividades preventivas e repressivas com foco na redução da criminalidade violenta dos estados na Operação Cosud.
A primeira operação realizada de forma integrada e deliberada por meio das trocas das instituições de segurança atuou nos sete estados do Cosud: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O Mato Grosso do Sul também participou das ações como estado convidado, nesta primeira operação.
Nesta edição, houve foco operacional nas áreas de divisas de Minas Gerais com os demais estados participantes. O efetivo policial empregado superou 2,7 mil homens e mulheres. Mais de 1,1 mil viaturas foram deslocadas, além de 26 cães e dois drones.
Em cinco dias de Operação Cosud, 19.604 pessoas foram abordadas e 444 presas em flagrante e conduzidas para as autoridades policiais. As 4.817 atividades repressivas realizadas geraram mais de 3,7 mil boletins de ocorrência, 47 mandados de prisão cumpridos e 95 inquéritos policiais instaurados.
Foram apreendidas 47 munições, além de 13 armas de fogo, brancas e simulacros.
A Polícia Penal (Depen-MG) realizou, ainda, 876 fiscalizações de presos em saídas temporárias e 1.725 de monitoramento eletrônico. O sistema socioeducativo realizou a revista em 23 instituições.
Trânsito
A operação também fez abordagens integradas de fiscalização de trânsito que acabaram resultando na localização de 15 veículos que haviam sido roubados ou furtados. Mais de 15 mil veículos foram fiscalizados durante a Operação Cosud e 226 acabaram retidos. Exatos 110 condutores inabilitados também foram identificados.